A Razão da Gula - O império dos signos culinários

"O cozinheiro é um artista que esculpe o tempo e que, como tal, submetido a tirania de Cronos, luta diariamente contra a morte e suas formas: as variações sobre o tema da duração" A Razão da Gula - O império dos signos culinários

domingo, 30 de junho de 2013

Si Señor (SP)

Estou de volta! 
E já voltei com novas dicas para você que mora ou está passeando por São Paulo. 

Fajitas
Hoje vou falar sobre um restaurante de comida TexMex (texana e mexicana)que experimentei. O Si Señor!
Como todos sabem eu não sou a maior fã de pimenta, então misturar o meu paladar com comida mexicana não seria uma boa ideia, mas funcionou e funcionou muito bem! Nós pedimos 2 pratos que serviam 2 pessoas, em um (foto) vinham os recheios para montarmos nossa própria fajitas, estava uma delicia, pedimos a de filé mignon! O outro era um combo que tinha de tudo um pouco, é ótimo pra quem nunca experimentou nada de comida mexicana, o combo chama Playa del Carmen e tirando um dos pratos que tinha pedaços inteiros de jalapeños (estava bom, mas eu e pimenta não funcionamos na mesma sintonia) todo o resto estava ótimo! 
O ambiente é tematizado em TexMex, com fotos de lutadores mascarados (típicos do México) e os móveis em madeira trazem a sensação de um Saloon de velho oeste americano. 

Si Senõr:
End: R. Dr. Renato Paes de Barros, 682 Itaim Bibi - São Paulo - SP (no site tem mais endereços)  
Telefone (da unidade do Itaim): (11) 3476-7997

É isso por hoje!
Logo logo tem mais!

Julie

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Windhuk (SP)

Beef Tartar
Hoje vou falar sobre um restaurante Alemão maravilhoso que fiquei conhecendo graças a minha irmã!

O Windhuk é um restaurante tradicionalmente alemão, localizado no bairro de Moema em São Paulo. O cardápio é cheio de pratos típicos e o ambiente é todo tematizado com porta guardanapos em forma de navio (Windhuk é o nome de um navio alemão que trouxe os imigrantes para o Brasil).
De entrada pedimos um Beef Tartar (foto) que estava muito bom, o garçom o preparou na nossa frente na mesa, achei isso super legal. O prato principal foi um Paprika Schnitzel, que nada mais é que um filé a milanesa ao molho de páprika acompanhado de bolinho (que é enorme) de batata frito, estava maravilhoso!! Eu amo doces, mas simplesmente não sobrou espaço para sobremesa. 
Porta guardanapos
Depois que comemos, pedi ao garçom para conhecer a cozinha, que é muito grande e bem planejada, ainda o dono me mostrou todo o estoque e como eles armazenam os barris de cerveja, foi muito legal. Tive oportunidade de conversar com o chef que está na casa há anos e ele me falou como era a cozinha antes da reforma e como agora tem mais espaço. Todo o staff lá é super atencioso e muito bem treinado.
Espero poder voltar lá e experimentar mais coisas, pois adorei o restaurante!

Windhuk:
End: Al. dos Arapanés, 1.400 Moema - São Paulo - SP
Tel: (11) 5044-2040 / (11) 5044-6463

É isso por hoje!

Até mais

Julie

terça-feira, 4 de junho de 2013

A Cookie quis saber (04)

Hoje a Cookie quis saber porque no Brasil temos essa cultura da cerveja estupidamente gelada?

Bom, como o Brasil é um país tropical, bebidas geladas são populares evidentemente, mas a boa cerveja não é para ser apreciada "estupidamente" gelada. Não tendo uma cultura milenar de cerveja, como na Europa, temos  muito o que aprender sobre como e qual cerveja consumir. A cerveja brasileira está melhorando, mas ainda é muito ruim, então, quanto mais gelada, menos você sente o gosto, assim se ela for super gelada as papilas gustativas ficam adormecidas e o frescor dela fica mais em evidencia. 
A temperatura na qual a cerveja deve ser servida é determinada pelo seu tipo, sendo que há cervejas que são consumidas a 15ºC o que seria considerado por muitos que ela está quente demais, mas se fosse consumida em temperatura mais baixa poderia ter seu gosto alterado, influenciando de forma negativa a experiência da degustação. 
Portanto, não acredite nessa de que a melhor cerveja é a mais gelada! Cada cerveja deve ser consumida na temperatura certa, para ser totalmente apreciada.


É isso por hoje!

E lembre-se: A curiosidade matou o gato! 

Até mais.
Julie