A Razão da Gula - O império dos signos culinários

"O cozinheiro é um artista que esculpe o tempo e que, como tal, submetido a tirania de Cronos, luta diariamente contra a morte e suas formas: as variações sobre o tema da duração" A Razão da Gula - O império dos signos culinários

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Caranguejos

Eu decidi escrever sobre caranguejos!:) Sei que não é algo que todos gostem ou só consumam quando estão passando as férias na Bahia e querem comer algo que seja exótico e ao mesmo tempo não as faça passar mal, na Bahia eles são encontrados com maior facilidade e são mais baratos, ;p!! Mas é algo que conheço bem e AMO pois como desde pequena, sempre que tenho a oportunidade de comer devoro logo 4 de uma só vez! (Só as patas, quem como todas as cabeças é minha mãe!)


Bom existem 3 tipos de caranguejos, o tradicional: aquele vermelhinho de mangue (que fica no encontro do rio com o mar) que é mais fácil de ser encontrado; o guaiamum: que é azul e vive na água doce; e é claro aquele caranguejo rei: que vive no mar e é gigante! Vou falar do caranguejo tradicional e do guaiamum!

Caranguejo!

Este é o tradicional e mais vendido. Já comi em vários lugares mas o melhor de todos é o da barraca do PC em Santa Cruz de Cabrália pertinho de Porto Seguro. Ela fica na orla na Br 367. Eles fazem o caranguejo na panela de barro com diversos legumes que deixam a carne com um gosto muito especial, eles usam pimentão, cebola e tomates e como tempero azeite de dendê, salsinha e coentro! Muito bem temperado! Recomendo a todos que quiserem ter uma experiência gastronômica fantástica!

Guaiamum!

Este tipo de caranguejo, como não vive perto do mar, tem a carne mais adocicada, mas não deixa de ser delicioso. O guaiamum pode ser uma alternativa para aqueles que tem alergia ao caranguejo comum! O melhor que comi foi no restaurante do Diogo em Belmonte também na Bahia! A cidade é minúscula sendo fácil achar o restaurante.




É isso ai... assim que provar o caranguejo rei divulgo onde comi e se gostei!
Próximo post será sobre o bairro da Liberdade em São Paulo! Até!
Julie

8 comentários:

  1. Sem dúvida Ju. O caranguejo da Barraca do PC é o melhor! Boa dica pra galera! Adorei seu blog!
    Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Nega, saudade de comer aí!!!!
    Nossa que delícia, só de lembrar...
    Seu blog está suculento... Hummmmm
    Bjs Beta

    ResponderExcluir
  3. Eu como caranguejo quase todo fim de semana. Amo demais!!! Como eu moro no Rio de Janeiro, só consigo acha num preço bom em feiras.

    ResponderExcluir
  4. Felipe se tiver dica de algum lugar no Rio que sirva um caranguejo bom me diga, assim que der uma passada lá(ai) experimento e posto aqui! eu também AMO d+ caranguejo!

    ResponderExcluir
  5. O Melhor que já comi foi na Barraca do Mão Branca na Praia do Poço em João Pessoa. No Leite de Coco. Vai la pra conferir.

    ResponderExcluir
  6. Maciel valeu a dica! Parece ser delicioso mesmo! Assim que eu tiver uma oportunidade experimentarei! E posto aqui!

    ResponderExcluir
  7. Amo carangueijo e tenho o maior prazer de ir para
    cozinha preparar. Meu esposo ñ come mas mata deixando no ponto do cozimento e aí fico para o preparo final.Gosto de limpá-lo p/ deixar a água em condições de fazer aquele pirão. Tomate,cebola ecuentro ñ podem faltar e o resto é só amor..... e degustar. Sou do Rio de Janeiro e me chamo Adriana, conhecida como Dadá.

    ResponderExcluir