A Razão da Gula - O império dos signos culinários

"O cozinheiro é um artista que esculpe o tempo e que, como tal, submetido a tirania de Cronos, luta diariamente contra a morte e suas formas: as variações sobre o tema da duração" A Razão da Gula - O império dos signos culinários

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Porto Seguro

Ok, eu decidi falar sobre 4 restaurantes que eu amo e que ficam em Porto Seguro, bom 3 são restaurantes e um só abre uma vez por semana e fica no quintal da casa da dona, mas isso não influencia na qualidade da comida. Os restaurantes são: O Bistrô, Portinha, Luso & Brasileira e Quinta no Quintal.
O Bistrô:
Este restaurante é mais conhecido pelos nativos que geralmente o chamam de Bistrô da Helo! A Helo é a dona e também chef da cozinha!

Ele fica na R. Marechal Deodoro nº172 e o telefone de contato para reservas é (73) 3288-3040. É um lugar bem tranquilo e aconchegante! De entrada peço lambreta gratinada que é divina, como prato pricipal peço risoto de camarão ou o de queijo brie. Os Funcionários da Veracel (uma empresa de papel e celulose de Eunápolis) frequentam tanto o lugar que ganharam seu próprio prato que é um mix de frutos do mar (vou verificar o nome). Acompanhando tudo isso você pode pedir um bom espumante ou qualquer vinho de sua preferência. Eu fiz um estágio curto (de um dia :D) quando aconteceu a noite gastronômica, a dona convida um chef amigo que serve uma sequencia de empratados de alta gastronomia!
Portinha:
Um Self-service que tem franquias em Porto Seguro, Arraial Da'juda e Trancoso. A comida é caseira e muito bem feita, em seu buffet há uma variedade imensa de comida, agrada a todos os gostos, des daqueles que querem experimentar a culinária local, aos que gostam do bom e velho feijão com arroz. e de sobremesa recomendo o pudim de leite que é super cremoso e delicioso!!

Luso & Brasileira:


Outro self-service, mas com um preço mais acessível. Ele fica na praça ACM no centro de Porto Seguro na Av. Navegantes. Este já não tem tanta variedade mas a comida é ótima! Eu recomendo a carne de panela que é bem macia e quase que derrete na boca de tão bem feita! Lá é servida uma comida bem comum, daquelas que se come em casa, arroz feijão, salada e carne, mas é tudo muito bom, é barato (o mais importante), e o serviço é bom também!

Quinta no quintal:

Realmente não sei onde fica! huahuauha mas vou procurar me informar melhor no próximo post! Bem como o nome já diz só abre as quintas-feiras e é no quintal da dona! Esta moça faz crepes de diferentes sabores como carne seca com catupiry, 4 queijos, baiano (com bastante pimenta), banana com chocolate, chocolate puro e etc... e é muito bom! mas é bem exclusivo e poucas pessoas conhecem. Se você fechar um grupo de até 15 pessoas ela pode abrir em outro dia da semana. Vou ver se consigo autorização para divulgar o endereço e o telefone de contato!

É isso por hoje! Até mais!!

Julie

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bolo de maçã com canela

Bom para desenvolver o meu prato da banca eu fiz adaptações de receitas já conhecidas de cupcakes e para o bolo do meu aniversário eu usei uma das receitas da minha banca e adaptei para dar certo como bolo!
Eis a receita:
3 maçãs médias
2 xícaras de açúcar
2 colheres de chá de canela em pó
4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
30 ml de óleo de milho
1 colher de chá de essência de baunilha
25 g de castanha do Brasil(pará) picada
25 g de nozes picadas

Em uma panela cozinhar as maçãs sem casca ( corte as maçãs para que cozinhem mais rapidamente), amasse-as e misture com a canela, reserve para que esfreie.
Numa tigela bata com a batedeira os ovos com o açúcar. aos poucos adicione a farinha, o fermento, o óleo, as nozes e a essência de baunilha.
Junte a maçã e bata mais um pouco para que a massa fique aerada (formando bolhas de ar) quanto mais aerada mais fofa a massa fica.
Unte uma forma média e deixe assar ( o tempo varia com o forno, quando a massa estiver dourada enfie um palito no meio da massa, se sair limpo a massa está pronta.)
Dica: Após assado corte o bolo no meio e coloque um pouco de leite condensado de recheio para umidecer o bolo. Com o resto da lata mais outra lata inteira faça um brigadeiro e cubra o bolo! fica delicioso! todos repetiram no meu aniversário.
Prontinho... ainda tenho que pensar sobre o próximo post!! huahuau tenho muito o que escrever ainda... e se estiver sem idéia é só passar uma semana com a minha irmã que o problema é resolvido! huahuauhauh
Até mais!
Julie

Liberdade (SP)


Como prometido Vou falara um pouco sobre meu bairro favorito de SP, o bairro da liberdade!
Minha irmã (que é praticamente colaboradora deste blog) fez a gentiliza de tirar fotos de lá para que eu postasse aqui!
Vamos falar sobre a feirinha! Todo domingo acontece a feirinha da Liberdade que fica na saída do metrô! Lá você pode encontrar de tudo um pouco, desde comida até coçadores de costas, e tudo num preço muito acessivel! O que eu recomendo de lá é o guiosa que é gigante e maravilhoso e custa só 3 reais!!!(foto ao lado-->) O Yakissoba que pode ser de carne, frango e frutos do mar! E o bolinho de lula que eles fazem em uma fritadeira especial (não sei se é uma fritadeira mas parece) e é divino!!
Mas se você é daqueles que não gosta de comer na rua e em pé há também vários restaurantes que vão do tradicional onde você pode comer sentado no tatame (como o restaurante que recomendei no meu segundo post) ao sushi bar que é mais como um rodízio com decoração mais moderna!!

Quem gosta de mangá (história em quadrinhos japonesa) e anime (desenho japonês) é o lugar para encontrar todo tipo de produtos relacionados com os desenhos. Não é raro ver pessoas vestidas com as roupas dos desenhos andando nas ruas pois sempre há eventos de cosplays por perto!

O bairro é bem japonês, da arquitetura das casa as placas do comércio!
É como se fosse um pedacinho do Japão no meio de São Paulo!
É isso por agora! o próximo post será uma das minhas receitas do prato da banca! pois fiz para meu aniversário e algumas pessoas pediram que eu postasse aqui!


Até mais!

Julie

domingo, 9 de janeiro de 2011

Atualização

Gente estava recebendo reclamações pois algumas pessoas não conseguiam comentar... ou comentavam e o blog não processava o comentário! Então fui nas configurações e vi que só estava disponível comentários de usuários!! SORRY!! já arrumei!! podem comentar se quiserem agora!!

Até mais!

Julie

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Caranguejos

Eu decidi escrever sobre caranguejos!:) Sei que não é algo que todos gostem ou só consumam quando estão passando as férias na Bahia e querem comer algo que seja exótico e ao mesmo tempo não as faça passar mal, na Bahia eles são encontrados com maior facilidade e são mais baratos, ;p!! Mas é algo que conheço bem e AMO pois como desde pequena, sempre que tenho a oportunidade de comer devoro logo 4 de uma só vez! (Só as patas, quem como todas as cabeças é minha mãe!)


Bom existem 3 tipos de caranguejos, o tradicional: aquele vermelhinho de mangue (que fica no encontro do rio com o mar) que é mais fácil de ser encontrado; o guaiamum: que é azul e vive na água doce; e é claro aquele caranguejo rei: que vive no mar e é gigante! Vou falar do caranguejo tradicional e do guaiamum!

Caranguejo!

Este é o tradicional e mais vendido. Já comi em vários lugares mas o melhor de todos é o da barraca do PC em Santa Cruz de Cabrália pertinho de Porto Seguro. Ela fica na orla na Br 367. Eles fazem o caranguejo na panela de barro com diversos legumes que deixam a carne com um gosto muito especial, eles usam pimentão, cebola e tomates e como tempero azeite de dendê, salsinha e coentro! Muito bem temperado! Recomendo a todos que quiserem ter uma experiência gastronômica fantástica!

Guaiamum!

Este tipo de caranguejo, como não vive perto do mar, tem a carne mais adocicada, mas não deixa de ser delicioso. O guaiamum pode ser uma alternativa para aqueles que tem alergia ao caranguejo comum! O melhor que comi foi no restaurante do Diogo em Belmonte também na Bahia! A cidade é minúscula sendo fácil achar o restaurante.




É isso ai... assim que provar o caranguejo rei divulgo onde comi e se gostei!
Próximo post será sobre o bairro da Liberdade em São Paulo! Até!
Julie